quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Vila Real e as Corridas

Nos dias 6 e 7 de Outubro, Vila Real volta a receber corridas num dos circuitos portugueses mais internacionais. A notícia, conhecida há já algum tempo, está bem desenvolvida no Jornal de Notícias.
Vila Real, cidade escondida atrás do Marão, que até há uns anos tinha péssimas acessibilidades, recebia anualmente nas suas ruas e avenidas provas automobilísticas de Fórmulas e Carros Sport e Turismo com automóveis e pilotos de nível internacional. Apesar de nunca ter recebido uma corrida de Fórmula 1, os grandes nomes das corridas na Europa passaram por lá.


O circuito tinha cerca de 7,5 Km, desenvolvendo-se por troços de Estrada Nacional, ruas do centro de Vila Real, uma ponte e outros perigos e incidências.
Desde 1991 que não se realizavam corridas por aqueles lados. Sendo que o bichinho da competição nunca foi perdido, esperava-se a oportunidade de Vila Real ir recebendo corridas. Pelos vistos, conseguiram-se conciliar os esforços para realizar na "Princesa do Marão" corridas ao mais alto nível, alternando com o Circuito da Boavista, no Porto.
Eu conheço bem o Circuito de Vila Real, já que os meus pais são de Sabrosa, a 19 km. A construção e o progresso foram descaracterizando o traçado, com colocação de rotundas em alguns locais, com a falta de manutenção da bancada e dos correctores. Sinceramente, pareceu-me que nunca mais iam voltar as corridas por aqueles lados, muito menos ao mais alto nível.
Espero ter a possibilidade de ir lá nesse fim-de-semana de Outubro.

Sobre o passado das corridas em Portugal, onde se fala não só do Circuito de Vila Real mas também de muitos outros (Boavista, Vila do Conde, Estoril, Granja do Marquês, Braga, Luanda, Nova Lisboa), há um site fantástico, com fotos e testemunhos na 1.ª Pessoa. O site Classic Sportscar pode não ter um aspecto gráfico fantástico, mas é um belo documento do anos dourados do automobilismo português.

Sem comentários: