segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Mourinho bate Recordes

Segundo ouvi ontem na TV e confirmei hoje nos jornais, José Mourinho conseguiu bater mais um recorde na sua carreira, ao bater o Liverpool com o número de jogos invencível em casa - 63 jogos!

O José Mourinho é de longe o setubalense mais conhecido em todo o mundo, mais que Bocage ou Luísa Todi. Não tenho dúvidas que um dia uma Avenida ou Praça da cidade terá o seu nome. É um treinador jovem, e já com tantos sucessos que nos leva a pensar: Até onde vai o Mourinho?
Além das qualidades técnicas como treinador, junta a capacidade de liderança, que consegue transformar um grupo de homens num grupo de guerreiros modernos. A sua conhecida arrogância e tom desafiador pode ser interpretada como um traço desagradável da sua personalidade, ou então como uma forma de proteger os seus jogadores, sendo ele mesmo o alvo preferencial das pressões dos adversários e da comunicação social.

Resultado: Genial! Como se pode criticar alguém que diz que é o "Special One" e que para o ano será campeão sem sombra de dúvida, e que depois é mesmo? O discurso "à Mourinho" noutro treinador cheira a falso, com Mourinho não temos dúvidas.
E agora, vai-se fazer o quê? É melhor a arrogância verdadeira ou a falsa modéstia? Eu vou pela primeira hipótese.

E agora, que se pode esperar do futuro? Ser três vezes campeão inglês, ganhar mais uma Liga dos Campeões, ser Campeão como Seleccionador nacional, ser Presidente do nosso Vitória? Em qualquer das circunstâncias, de certeza que irá vencer e ter bons resultados. Aliás, se as coisas não estiverem à sua imagem, é o primeiro a desmarcar-se.

José Mourinho é Sócio e Adepto do nosso Vitória. Foi aqui que o seu pai Félix brilhou como jogador e também foi Treinador. O amor que ele tem pelo Clube é grande e sobejamente conhecido. Ora, sabendo das dificuldades do VFC, como é que ele nunca se envolveu mais na situação, quer ajudando financeiramente, quer fornecendo jogadores ou até mesmo exercendo a sua influência junto a Abrahamovic? Parece-me que a resposta é simples: Ele só se envolverá quando tiver tempo e capacidade para assumir o controlo. Aí sim, poderemos encarar um Vitória consistentemente forte! Se todos os Clubes precisam de "Padrinhos" que financiem, apoiem e influenciem, Mourinho parece-me o Padrinho ideal, não agora mas no futuro.

Parabéns José Mário e Obrigado por encheres a tua terra de orgulho.

Sem comentários: