sexta-feira, 27 de julho de 2007

Falar de Setúbal...

Tenho um sentimento agridoce com a minha terra. É uma cidade com condições naturais únicas, quase que abençoadas e no entanto é uma terra em que parece o corolário de oportunidades perdidas.

Sou muito crítico em relação à falta de brio dos setubalenses em relação à sua cidade e com o sentimento geral que o conceito de "Qualidade de Vida" passa mais pela conta bancária do que pelo ambiente que nos circunda. Com isto não digo que Setúbal não seja uma cidade agradável, mas podia ser tão melhor...

Há um tempo atrás este sentimento de frustração era de tal maneira grande que já me imaginava a viver e a fazer a minha vida noutro sítio que não aqui. Mas a partir de certa altura comecei a ver as coisas de uma perspectiva um pouco diferente. É que se o sentimento anterior era raiva contida, agora é de aceitação. Não resignação, mas aceitação desta cidade com todas as suas virtudes e todos os seus defeitos.
Tive oportunidade de conhecer mais a fundo outras cidades de Portugal e Espanha. Não apenas visitar (que aí todas as terras são bonitas), mas de conviver com o quotidiano das mesmas. A conclusão a que cheguei é bonita mas para mim perturbadora: Quanto mais conheço outras terras, mais gosto da minha!

Sem comentários: